Português

Sarcasmo

O sarcasmo é uma figura de linguagem bastante popular. Esta palavra tem origem no grego sarkasmós, que significa zombaria.

De uma forma simples, é possível dizer que o sarcasmo é uma ironia que esconde um insulto direto, ou seja, é uma provocação amarga e maldosa que, quase sempre, gera uma resposta e um sentimento negativo no ouvinte ou leitor.

Em muitos casos, o sarcasmo é considerado cruel, pois pode ferir a pessoa para quem é destinado. Essa manifestação da língua falada e escrita tem objetivos mal-intencionados e maliciosos, e é usada para demonstrar desprezo por determinada situação, coisa ou pessoa.

Resumindo, o sarcasmo pode ser compreendido como uma forma de deboche, reprovação, insulto ou provocação. Essa figura de linguagem costuma ser muito empregada na arte oral e escrita, principalmente no teatro, nos romances, nas crônicas e na televisão.

Um dos principais representantes do estilo sarcástico de escrever foi Fyodor Dostoyevsky, que usou este recurso estilístico como sendo “o último refúgio dos modestos e virtuosos quando a privacidade de suas almas é invadida vulgar e intrusivamente”.

Diferenças entre sarcasmo e ironia

Existem algumas diferenças básicas entre sarcasmo e ironia. Em geral, o sarcasmo é uma ironia mais pesada e provocatória. Já a ironia simples é reconhecida como a inversão de um real significado no contexto, ou seja, ela acontece quando o orador diz exatamente o contrário do que pensa. A ironia é considerada uma reação mais moderada e leve, quase uma brincadeira.

Frases Sarcásticas

O sarcasmo pode ser classificado como a capacidade de insultar uma pessoa sem que ela perceba isso de imediato. Confira algumas frases:

1 – Queria saber quando vão chegar todas aquelas felicidades que me desejaram no meu aniversário.

2 – Senhora, tem um pouco de cara na sua maquiagem.

3 – Espere um momento, estou tentando imaginar como você seria se tivesse cérebro.

4 – Você precisa de um cirurgião plástico e não de um médico.

5 – Eu concordo com as pessoas porque discordar faz com que elas continuem falando.

6 – O seu perfume é bom. Quanto tempo você esteve submerso nele?

7 – Você espera a pessoa amadurecer, aí ela vai e apodrece.

8 – Se o teu ex-namorado te disser que você jamais encontrará alguém como ele. Seja educada e agradeça primeiro, depois diga: é exatamente está a minha intenção.

9 – Todas as pessoas têm o direito de serem estúpidas, mas você abusa desse privilégio.

10 – Não acredite em tudo o que dizem sobre mim. Quando eu quero, eu sou pior.

11 – De inveja eu não morro, mas mato muita gente!

12 – Matar um leão por dia é fácil. Difícil é desviar das antas que encontramos no caminho!