Biografias

Robert Wilhelm Eberhard von Bunsen (1811-1899)

Robert Wilhelm Eberhard von Bunsen nasceu em Göttingen, na Alemanha, no dia 31 de março de 1811. Ele foi um químico importante e trabalhou para aperfeiçoar o instrumento conhecido como bico de Bunsen, inventado pelo físico-químico britânico Michael Faraday. Além disso, Bunsen trabalhou com emissões espectrais de elementos químicos aquecidos.

Ele estudou em Holzminden, se formou em química na Universidade de Göttingen e alcançou seu título de doutorado aos 19 anos de idade. Entre os anos de 1830 e 1833, Bunsen viajou por vários países da Europa.

O cientista deu aulas em Göttingen e realizou pesquisas sobre sais metálicos do ácido arsenioso. Em razão de suas pesquisas com elementos químicos, Bunsen quase morreu por envenenamento com arsênio. O químico perdeu a visão de um dos olhos no exercício da profissão.

Bunsen se aposentou aos 78 anos de idade. Depois disso, ele passou a estudar a área da geologia. Robert Bunsen foi um dos cientistas mais renomados de sua geração, ele é considerado um mestre da química e fez descobertas úteis nesta área. O químico morreu em Heidelberg, aos 88 anos de idade, em 1899.