Racionalismo
O racionalismo é uma corrente filósifica que prega que o verdadeiro conhecimento é aquele que pode ser logicamente explicado, como o conhecimento matemático, por exemplo. Diante disso, os racionalistas acreditam que apenas alguns tipos de conhecimento têm origem na razão.
Segundo o racionalismo, o que não pode ser explicado racionalmente é mera opinião, e não se classifica como conhecimento legítimo, baseado na ciência. Isso quer dizer que o conhecimento empírico não é valorizado por essa corrente filosófica.
O racionalismo começou a se fortalecer como corrente filosófica com Descartes. Para ele, as ideias poderiam ser adventícias, factícias ou inatas.
As ideias adventícias surgem através dos sentidos; as factícias nascem na imaginação; e as ideias inatas são aquelas que estão dentro do homem desde o nascimento.
O racionalismo valoriza a razão como faculdade fundamnetal do conhecimento. Existem alguns tipos de racionalismo, entre eles o racionalismo metafísico, o racionalismo epistemológico e o racionalismo cristão. Entenda:
Racionalismo Metafísico: é baseado no caráter racional na realidade. Afirma que o mundo está logicamente ordenado.
Racionalismo Epistemológico: considera a razão independente da experiência. Afirma que a razão é fonte de todo o conhecimento.
Racionalismo Cristão: é uma ciência que aborda a evolução do espírito humano. Trabalha os conceitos de razão e raciocínio.