Fatos Gerais

Quem financia a política no Brasil?

Eis duas coisas que andam juntas e que, infelizmente, fazem parte não somente do povo brasileiro como também de outras nações. Essa história de financiamento político vem desde Theodore Rooselvet, este financiamento tinha a como medida combater a corrupção do governo, mas no Brasil, por não ter um sistema de financiamento de campanha eleitoral adequado, o que nos resta é um sistema misto que acaba funcionando de maneira inapropriada.

Nós, os contribuintes também entramos na dança deste financiamento, afinal de contas, pagamos impostos e mais impostos, um dinheiro que se torna público e que pode ser investido em campanhas, por exemplo, os partidos políticos já possuem um dinheiro destinado por ano, algo que gira em torno de duzentos milhões, contudo, essa soma vai além se levarmos em consideração o horário político que, no ano de 2010 demonstrou uma renúncia de nada mais nada menos que um bilhão de reais em prol das concessionárias televisivas e radiofônicas, o restante, vai pela iniciativa privada.

O Brasil não tem um limite para arrecadar, por exemplo, um candidato pode simplesmente gastar tudo que tem como teto, a única forma de “ajuda” são as doações, mas, tais valores não se limitam a arrecadação, esse raciocínio permite que alguns políticos consigam comprar seus mandatos e é neste ponto que vivem os monstros. O lobby eleitoral vai de encontro aos parlamentares e outros cargos executivos, algo realmente sem precedentes.

Um grande exemplo, foi a campanha de Obama que conseguiu metade de tudo que fora arrecadado, no entanto, é extremamente importante o politico apresentar essas doações, como forma de agradecimento e também, como forma de acreditarem que possa fazer algo melhor em seu mandato, mas, em nosso país esse tipo de sistema não funcionou e nos tornamos alvos das empresas que investem e que depois cobram seus favores políticos.

Muitas pessoas reprovam tal sistema, afinal de contas, algumas pessoas acham que o dinheiro público deve ser investido e não para ser gasto com política. E, lembrando que, uma parte já está nos bolsos eleitorais, ou seja, a corrupção realmente financia nossa atual situação política. Mas, enquanto alguns reprovam, outros anseiam que seja utilizado em todo Brasil, desta forma o político corrupto ira se revelar e se conter mais tarde.

Aviso: O GrupoEscolar não compactua com nenhuma opinião sobre nenhum tema. Todas as opiniões são de responsabilidade de seus autores.