História

Quais as maiores guerras que já existiram?

Ao longo da história da humanidade, muitos conflitos bélicos aconteceram por diferenças ideológicas e interesses econômicos.

Ao longo da história da humanidade inúmeros conflitos bélicos ditaram os rumos do desenvolvimento e das relações internacionais. Essas guerras foram causadas, principalmente, por diferenças culturais e ideológicas, por motivos religiosos e por interesses econômicos.

Algumas batalhas chamam a atenção pela força militar empregada e pelo tempo de duração dos conflitos.

Conheça as maiores guerras que já existiram:

ANTIGUIDADE – Guerras Púnicas e Guerras Médicas

As Guerras Púnicas aconteceram no século III a.C., quando Cartago era a principal potência do Ocidente, controlando o comércio e o território do Mediterrâneo. Nesse período, Roma era uma província de base agro-pastoril. Os conflitos entre essas duas regiões foram causados por ambições expansionistas.

Em 264 a.C., Messina foi atacada por siracusanos, aliados de Cartago. Roma entrou na guerra para defender os messínos. Esse conflito ficou conhecido como Primeira Guerra Púnica.

Roma então declarou guerra formal a Cartago. A investida romana foi devastadora. As guerras púnicas tiveram três períodos distintos e duraram mais de um século.

A vitória romana nas Guerras Púnicas foi decisiva para o estabelecimento do império romano.

Já as guerras médicas, envolveram gregos e persas. Esses conflitos foram motivados por choque de interesses entre o imperialismo grego e o imperialismo persa, que buscavam mercados consumidores no Oriente. As Guerras Médicas também tiveram três períodos.

Saiba mais: Guerras Púnicas, Guerras Médicas

IDADE MÉDIA – Guerra dos Cem Anos

A Guerra dos Cem Anos começou em 1337. O conflito foi deflagrado quando o trono francês precisava de um herdeiro direto. Nessa situação, o rei britânico Eduardo III, neto do monarca francês Felipe, reivindicou o direito de unificar as coroas da Inglaterra e da França.

Ingleses e franceses começaram um conflito por poder e por territórios. Em 1360, a França foi obrigada a assinar o Tratado de Brétigny, que dava a Inglaterra o domínio sobre parte da França.

O conflito só acabou em 1453, quando um tratado de paz encerrou a Guerra dos Cem Anos.

Saiba mais: Guerra dos Cem Anos, Idade Média

IDADE MODERNA – Guerras Napoleônicas

As Guerras Napoleônicas aconteceram de 1803 a 1815. Trata-se de um conflito armado entre Napoleão Bonaparte e várias nações da Europa.

Napoleão foi imperador da França e lutou contra Espanha, Portugal e Grã-Bretanha. As nações europeias conseguiram derrotar Napoleão depois de muitas tentativas e forçaram o imperador francês a seguir para o exílio.

Saiba mais: Guerras Napoleônicas

IDADE CONTEMPORÂNEA: Primeira e Segunda Guerras Mundiais

A Primeira Guerra Mundial aconteceu entre 1914 e 1918, período em que vários problemas atingiam as principais nações europeias. Itália e Alemanha estavam insatisfeitas com suas posições econômicas. Havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, e isso gerou vários conflitos de interesses. A corrida armamentista também foi um ponto fundamental.

O estopim da guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro. Depois disso, os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares. De um lado havia a Tríplice Aliança, formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha. Do outro lado havia a Tríplice Entente, formada em 1907 por França, Rússia e Reino Unido.

Saiba mais: Alianças na Primeira Guerra Mundial

Os combates contaram com o uso de tanques de guerra e aviões. Em 1917, os Estados Unidos entraram no conflito ao lado da Tríplice Entente, que acabou vencendo a guerra.

Os derrotados assinaram o Tratado de Versalhes, que impunha restrições e punições aos países da Tríplice Aliança. A guerra deixou 10 milhões de mortos.

A Segunda Guerra Mundial começou em 1939. Os Estados Totalitários formados por Alemanha e Itália iniciaram sua política de expansão territorial.

Em setembro de 1939, a Alemanha nazista invadiu a Polônia. Inglaterra e França passaram a ter o apoio da União Soviética e dos Estados Unidos da América. Após os ataques japoneses à base naval de Pearl Harbor, os Estados Unidos declararam guerra ao Japão.

Em agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram bombas nucleares sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Esses ataques decretaram o fim da Segunda Guerra Mundial.