Plano de aula modelo pronto

Todos os professores precisam ter um plano de aula ao adentrar uma sala diariamente. Esse plano é, na verdade, o resumo detalhado de tudo o que o professor tem em mente para cada aula.

No plano de aula, o professor deve apresentar o conteúdo que será lecionado, o método de ensino, os recursos didáticos que ele vai utilizar e todos os outros detalhes necessários para que a aula seja eficiente.

Em resumo, o plano de aula é um importante instrumento de trabalho do professor. Esse documento ajuda os mestres a aprimorarem a prática pedagógica.

Um bom plano de aula deve ser completo, fazendo a correta distribuição do conteúdo programático que será trabalhado durante uma aula, o trimestre, o semestre ou durante o ano.

Confira um modelo completo de Plano de Aula:

I. Plano de Aula: Data

II. Dados de Identificação:

Escola:

Professor (a):

Professor (a) estagiário (a):

Disciplina:

Série:

Turma:

Período:

III. Tema:

– o tema específico a ser desenvolvido em sala de aula

– o conceito fundamental: referência sucinta de base historiográfica que sustenta o tema

IV. Objetivos a serem alcançados pelos alunos, objetos da avaliação.

Objetivo geral: resultado geral da execução de conteúdos e procedimentos

Objetivos específicos: resultados esperados

V. Conteúdo: conteúdos programados para aulas organizados em tópicos.

VI. Desenvolvimento do tema: descrição da abordagem teórica e prática do tema.

VII. Recursos didáticos: quadro, giz, projetor, filme, música, quadrinhos, revistas, jornais.

VIII. Avaliação: pode ser diagnóstica, formativa e somativa.

– atividades

– critérios para correção das atividades

XIX. Bibliografia