PIB - Produto Interno Bruto

O Produto Interno Bruto, usado também na sigla PIB, representa a soma de todas as riquezas geradas em um país durante o período, que geralmente é separado em bimestres, trimestres, semestres e ano.

Para calcular o PIB (Produto Interno Bruto), são levados em conta todos os serviços finais e todos os bens que possuem valor agregado. Com o valor obtido, é possível identificar a produção de uma localidade, entender a geração de renda em um intervalo de tempo e identificar se houve desenvolvimento econômico em uma área.

Em 2019, o PIB do Brasil cresceu 1,1% segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O percentual está bem abaixo do esperado, de acordo com as autoridades e especialistas em economia. O PIB do Brasil em 2020 deverá ser afetado severamente por causa da crise financeira causada em decorrência da pandemia de coronavírus.


Para que serve o PIB - Produto Interno Bruto?

Com os dados do PIB, as autoridades conseguem medir as riquezas de um país, comparar o desenvolvimento econômico em períodos diferentes e planejar e implantar uma série de medidas que favorecem o crescimento de uma nação.

O PIB também mostra, de forma mais clara, quais setores da economia tiveram melhor desempenho durante um período. Com os valores do Produto Interno Bruto, é possível saber se o setor de serviços teve um melhor desempenho do que o setor industrial durante um determinado ano ou semestre.

Os dados do PIB também mostram se o setor industrial, por exemplo, vem apresentando redução de produtividade de forma contínua, sendo usado como diagnóstico por especialistas e pelo governo. Com isso, é possível implantar uma série de ações estruturais e de correção para curto prazo, com a finalidade de alavancar o crescimento e o desenvolvimento financeiro.


Quais atividades entram na conta do PIB?

Todos os itens que são produzidos no país são importantes para calcular o PIB Produto Interno Bruto, e não aqueles que são comercializados. Por isso, valem todos os itens industriais, agrícolas e de prestação de serviços que geram valores.

No cálculo do PIB, os economistas tomam todos os cuidados para que os dados não sejam duplicados, para que matérias-primas e produtos fabricados não sejam contabilizados duas vezes.

Sendo assim, existe uma metodologia bastante pragmática para saber o PIB de uma região. Embora seja um indicador importante, o PIB não mostra se um país é pobre ou rico, já que a distribuição de renda é um fator social muito importante para estes casos.

Alguns economistas trabalham com um indicador de PIB per capita, para entender melhor como a riqueza produzida em um país é dividida para sua população.

Diversos fatores internos e externos podem causar impactos no PIB, como uma parada em um setor estratégico da economia, como a Greve dos Caminhoneiros ou greve geral, assim como uma crise global, como é o caso da pandemia de coronavírus em 2020.

Quando isso acontece, estes fatores imprevisíveis acabam alterando as rotinas produtivas em determinadas áreas e causam um impacto direto no PIB – Produto Interno Bruto do país!

PIB - Produto Interno Bruto



Por

Compartilhe