Pensamento Pedagógico – Sociedade – Currículo

INTRODUÇÃO:

Veremos os problemas ainda existentes em nosso século, a necessidade da escola ter uma gestão educacional democrática onde gestores, professores, alunos e comunidade participem.

Um currículo voltado ao desafio de ensinar a todos, de inclusão, que considere as diversidades culturais, políticas e sociais de nosso país.

PENSAMENTO PEDAGÓGICO, SOCIEDADE E CURRÍCULO

Existem metas divulgadas pela ONU para serem atendidas. E quanto a educadores estamos envolvidos também a atingir essas metas.

Segundo a ONU, somos um país violento e economicamente pobre. É na educação que pode ocorrer essas mudanças juntamente com os órgãos políticos envolvidos. Então pode afirmar que a educação é um agente que oferece oportunidades para as pessoas , diminuindo os problemas sociais e econômicos.

Pensar na escola como um agente de mudanças e o Estado com sua responsabilidade perante a sociedade é ter a esperança de uma educação digna para todos.

Ter uma educação com qualidade é necessário analisar o currículo escolar, pois afeta o desenvolvimento do aluno. É necessário considerar que o currículo deve ir de encontro com a realidade histórica, cultural e social da comunidade e não continuar no mesmo erro de nossos contemporâneos, pois houve muitas mudanças e o currículo deve acompanhar essas mudanças.

O currículo é uma ferramenta complexa que pode assumir posturas mais tradicionais ou mais libertadoras. O currículo faz parte do projeto pedagógico, fazendo possível a ligação entre a cultura e a sociedade. Segundo Sacristán(1999, p.147): “(…) que ao falar de escola e de educação escolarizado situamo-nos diante de fenômenos que ultrapassam o âmbito da transmissão da cultura como conjunto de significados desinteressados que nutrem os currículos escolares”.

Nas décadas de 1960 a 1970 destacam a existência de vários níveis de currículo: Formal, Real, e Oculto.
. O currículo Formal, é composto em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplina de estudo.

. O currículo Oculto porque não aparece no planejamento do professor. Ele é oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente.

. O currículo Real, é composto da realidade dentro de sala de aula.

O currículo deve ser pensado frente ao desafio de ensinar a todos e, portanto, como trabalhar a partir de um currículo com as diferenças nas formas de aprender e na cultura.

Segundo Moreira e Silva(1997), iniciou-se o pensamento curricular nos anos 20 e 30 do século XX, que tinha influência dos Estados Unidos. Os conteúdos escolares sofreram influência da educação Jesuítas e também das ideias sociológicas de Comte e Durkheim.

A história Brasileira tem se caracterizado ao longo do seu desenvolvimento com grandes perdas e exclusões, sendo a minoria privilegiadas. Enquanto componentes de uma sociedade que se pretende democrática, tem se que desejar por uma educação de qualidade e acessível a todos. Entretanto, essa procura não deve permitir qualquer tipo de exclusão, sob nenhum pretexto. Logo, torna-se os ideais e garantias legais sejam conhecidas com maior profundidade diante das condições reais da educação escolar pública e obrigatória.

Somente partir deste conhecimento pode-se identificar os principais pontos de mudanças necessária para o alcance de qualidade que se espera das escolas. A inclusão educacional é, certamente, o caminho definitivo para que deixemos de ser o país de maior riqueza (potencial) e, ao mesmo tempo, palco das maiores injustiças sócias.

Admitir que o currículo não é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social (Moreira), ele não pode ser negligenciado nos processos de educação que pretendem contemplar as características culturais dos alunos a que se destina. E, neste sentido, critica-a porque, ao usar preferencialmente um “código elaborado”, condiciona fortemente o que se aprende e como se aprende, favorecendo as crianças cujo ambiente e cultura familiares estão na continuidade deste código e limitando aquelas que não o dominam porque pertencem a classes com código linguístico restritos.

Uma escola para todos e em que todos são diferentes, exige que cada professor a capacidade e a flexibilidade para inovar e contribuir para um ensino de qualidade.

Para mudar a realidade do currículo escolar é necessário que todos estejam envolvidos nessa mudanças. Formar alunos em ser crítico e questionar constantemente é o conhecimento que vale para o mundo de hoje. É nossa responsabilidade enquanto educadores mudar o ensino para melhor e transformar o aluno de hoje em seres críticos . Deixar de ter o mesmo currículo educacional do século XIX, como disse Roldão.

Precisamos fazer ajustes necessários para acompanhar as mudanças, onde os alunos de hoje são cada vez mais livres, autônomos e independentes.

Referências:
– Pesquisa na internet em 20/03/08
. HTTP:educação.go.gov.br
.http: WWW.educabrasil.com.br
– Apostila (pedagogia, móduloII)
-Texto sugerido

Texto enviado às 10:39 – 15 de dezembro de 2010