Fatos Gerais

Patriotismo

O patriotismo é o sentimento de orgulho, lealdade e amor que os cidadãos devotam a seu país. Esse sentimento é desencadeado pela identificação, o apoio e a defesa da nação.

Em alguns países do mundo o patriotismo é uma cultura, enquanto em outras nações, esse sentimento é quase inexistente ou presente apenas em momentos especiais. O patriotismo é um desejo de defender a pátria.

No Brasil, diz-se que brasileiro só é patriota em ano de Copa do Mundo, época em que o país se une e idolatra as cores da bandeira nacional. O orgulho nacional dos brasileiros só aparece de quatro em quatro anos.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, o Ato Patriota é lei, os norte-americanos exibem a bandeira nacional na frente de suas casas e o 4th of July, dia da Independência dos Estados Unidos, é celebrado de maneira intensa pelos cidadãos.

Nota-se uma enorme diferença entre o patriotismo temporário do brasileiro e o patriotismo permanente dos norte-americanos.

Outro exemplo clássico é o patriotismo japonês. Há pouco tempo o parlamento do país propôs uma reforma educativa para introduzir o ensino do conceito de patriotismo nas escolas. O objetivo da medida é fazer com que os professores possam instigar o espírito patriótico e o respeito às tradições nos alunos japoneses.

No Brasil, o espírito do patriotismo não é transmitido aos estudantes. Assim, os brasileiros não desenvolvem o orgulho pela pátria e acabam olhando apenas para os problemas evidentes do país, como a corrupção, a violência e a desigualdade social.