Biografias

Paracelsus (1493-1591)

Paracelsus era o pseudônimo de Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, um médico e alquimista nascido em Einsiedeln, na Suíça, no dia 17 de dezembro de 1493. Paracelsus também atuou em outras áreas, como a física e a astrologia.

Paracelsus foi o responsável por nomear o elemento zinco. Ele foi considerado um pioneiro no desenvolvimento de medicamentos e em realizações na química, na bioquímica e na toxicologia.

O cientista recebeu sua educação na Áustria e aprendeu com grandes alquimistas da sua época. Na juventude, ele estudou na Universidade de Basel e se formou em medicina na Universidade de Viena, em 1510. O título de doutorado foi adquirido na Universidade de Ferrara.

Paracelsus ficou famoso na Europa por seus conhecimentos em tratamentos médicos. Ele também inventou um alfabeto chamado “Alfabeto dos Reis Magos” e esculpiu talismãs para ajudar na cura de doenças. O médico desenvolveu ainda um sistema de correspondências na filosofia e na medicina natural.

Paracelsus faleceu em 24 de setembro de 1541, aos 47 anos de idade. O grande sonho da vida deste ilustre médico era fabricar um Elixir da Vida.