Biografias

Osama Bin Laden

Osama Bin Laden foi conhecido mundialmente por ser o líder do grupo terrorista Al-Qaeda. A organização é responsável por diversos ataques. O pior de todos foram os ataques com aeronaves promovidos pelo grupo no dia 11 de setembro de 2001 contra os EUA.

Osama nasceu em uma família saudita rica. Seu pai, Muhammed Bin Laden se tornou o homem mais rico e poderoso as Arábia Saudita. Osama era filho único da décima esposa de Muhammed.

Na juventude, Osama teve contato com grupos islamitas. Suas atividades de líder de guerrilha começaram em 1979. Osama financiou grupos de milícias armadas aos invasores soviéticos no Afeganistão. Nos anos 80, Osama começou suas atividades empresariais no Sudão e logo iniciou o trabalho de formação da Al-Qaeda.

Originalmente a Al-Qaeda foi formada para combater a família real da Arábia Saudita. Bin Laden tinha uma ideologia contra os hábitos ocidentais que imperavam na família real. Durante os anos 80 e início dos anos 90 Bin Laden conseguiu formular melhor a Al-Qaeda e realizou algumas ações na Argélia e no Egito. Depois de um ataque contra o presidente do Egito, em 1995, Osama foi perseguido pelo governo do Sudão, teve sua fortuna no país tomada pelas autoridades e foi expulso. Então se descolou e se instalou no Afeganistão, onde continuou com suas atividades terroristas.

Lá, por ideologia, Osama declarou então os EUA como seus piores inimigos. Em 1998 organizou ataques contra embaixadas dos Estados Unidos na Tanzânia e no Quênia. Em 2001 foi acusado pelo governo norte americano de ser o mentor dos ataques de 11 de setembro.

Depois dos ataques de 11 de setembro os EUA invadiram o Afeganistão para procurar o líder terrorista. As tropas americanas acreditavam que o líder terrorista estava entre o Paquistão e o Afeganistão. Depois de 10 anos de procura, no dia 2 de maio de 2011 autoridades dos Estados Unidos anunciaram que Osama Bin Laden foi capturado e morto durante uma operação militar.

Juliana Miranda – Equipe do GrupoEscolar.com