O que foi a COP15?

O COP15 foi uma Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que aconteceu em 2009. Poucos sabem qual foi sua motivação, e quais países participaram desse evento. Abaixo, iremos esclarecer a grande maioria das dúvidas, buscando uma melhor compreensão sobre o tópico.

Realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, em Copenhague, Dinamarca, a COP-15 foi a 15ª Conferência das Partes da ONU e se deu entre os países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. No evento, aconteceu um ápice de negociações entre diversos países, objetivando um acordo cabível para a diminuição do aquecimento global.

Ao todo, estavam presentes aproximadamente 115 lideres mundiais e 40.000 indivíduos representantes de organizações não governamentais, governos e interessados no tópico. Este acordo, teve início no ano de 2007, no Plano de Ação de Bali.


Quais eram os principais objetivos da COP-15?

O principal objetivo do COP15, é a diminuição da liberação dos gases do efeito estufa. Dentre eles, os mais emitidos para a atmosfera, são: metano, dióxido de carbono e monóxido de carbono.

O gás metano é principalmente emitido por ruminantes, através da liberação de seus gases. Por esse motivo, muitas pessoas alegam que a indústria da carne é um dos principais contribuintes para o processo de aquecimento global. Por outro lado, os gases compostos por carbono, são em sua maioria emitido por indústrias e automóveis.

Assim, a Conferência tinha como interesse conscientizar e ampliar a visibilidade desse tópico, que ainda é muito desvalorizado em nossa sociedade.
Porém, algumas divergências foram percebidas, evidenciando a necessidade da criação do Acordo de Copenhague.


Quem assinou o documento do acordo de copenhague?

O documento Acordo de Copenhague, foi formulado a partir de alguns países, dentre eles: Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Índia e China. Além disso, antes da concretização do documento, as opiniões de outros 26 países foram levadas em conta.

Seu início seria dado em 2013, com previsão de término do acordo no ano de 2020. Entretanto, alguns países da América Latina, como Cuba, Bolívia e Venezuela, não participaram do acordo, argumentando que tratava-se de um processo antidemocrático.

Logo COP15

Quais eram os compromisso dos participantes do acordo?

Neste acordo, os países desenvolvidos teriam que contribuir com um valor de US$ 10 bilhões ao ano, do ano de 2010 a 2012. A partir de 2020, os mesmos países teriam que desembolsar US$ 100 bilhões ao ano. Tal quantia, seria destinada para os países subdesenvolvidos, objetivando a diminuição dos efeitos ocasionados pelas mudanças climáticas.

É sabido que, a China e os Estados Unidos são os maiores poluidores do meio ambiente, emitindo diariamente uma quantidade elevada de gases do efeito estufa para a atmosfera.

Na época do acordo, o presidente Lula, se comprometeu a reduzir a emissão de gás carbônico do país até 2020, instituindo a lei 12.187 para atingir tal meta.

No Brasil, a maior parte do gás carbônico liberado para a atmosfera, é proveniente da queima de áreas florestais, visando tanto a plantação quanto a agropecuária.

Uma outra proposta feita pelo governo brasileiro, foi atingir a meta de redução do desmatamento da Amazônia em até 80%, no ano de 2020, tendo como ano base 2005.



O que foi a COP15?

Por

Compartilhe