O que a topografia estuda?

O termo topografia é composto de dois elementos lexicais. Primeiro, encontramos topo, que significa lugar ou território. Em segundo lugar, localizamos a ortografia, neste caso com um significado diferente, como escrita, tratado ou descrição.

Então, você já pode imaginar que a topografia é a ciência que estuda a superfície da Terra, com suas formas, com seus detalhes e com qualquer tipo de manifestação, seja ela artificial fictícia ou natural.

Em resumo, é um ramo que estuda qualquer processo que faça a superfície da Terra ter seus traços característicos que são então transferidos para um gráfico representado no papel, embora hoje também haja muito computador e tela de dispositivo móvel que representa a topografia.

O trabalho da topografia

Obviamente, o trabalho nesse ramo da ciência é mais complexo do que refletir no plano as particularidades da superfície. No entanto, para alcançar tal uma coisa, agrimensores fazem o uso de três sistemas dimensionais com três eixos, que são X, Y e Z.

Em um mapa topográfico, poderemos observar as elevações do terreno, que são chamadas de curvas de nível e que atuam como uma conexão pontual com uma elevação similar, para a qual o plano é usado como referência.

A atividade e o trabalho do agrimensor são bastante complicados. É necessário considerar que, para serem capaz de realizar o estudo de um terreno, eles devem ser movidos para o local concreto para analisá-lo com uma instrumentação adequada. Mas nem todos são facilmente acessíveis, por exemplo.
Eles também desenvolvem mapas nos quais dados coletados em um laboratório são transferidos, o que inclui muita interpretação científica.

Também deve ser acrescentado que eles usam instrumentos conhecidos como estações totais, responsáveis ​​por coletar dados. Com isso, eles podem medir concretamente os ângulos horizontais e verticais. Uma vez conhecidas as coordenadas de localização da estação, outras coordenadas tridimensionais de todos os pontos podem sempre ser identificadas.

Ou seja, os inspetores são responsáveis por oferecer mapas físicos e geográficos em superfícies planas, mostrando aumentos e reduções de terra e usando a geodésia que é a ciência matemática que determina a forma e magnitude de qualquer fenômeno no mundo para que você possa representar este mundo geologicamente em um plano.

Mapa antigo de São Paulo do ano de 1868 e Topografia de Santos
Crédito da Imagem: site Revista Pesquisa – Fapesp