Movimentos Sociais no Brasil

Os movimentos sociais marcaram a história do Brasil em meio a guerras e conflitos desde o período colonial. Esses movimentos partiam dos populares, do povo que se organizava em grupos.

Esses movimentos sociais foram importantes dentro do processo histórico e político do Brasil.

Veja também: Fatos Históricos do Brasil

Confira alguns movimentos que foram relevantes no país:

Guerra dos Canudos – A Guerra de Canudos envolveu um movimento popular religioso e o Exército da República. O conflito aconteceu de 1896 a 1897, na comunidade de Canudos, na Bahia. O movimento social foi impulsionado pelas secas, pelo desemprego e pela esperança de uma salvação para os povos humildes do sertão.

Conjuração Baiana – A revolta social popular aconteceu na Bahia, em 1798. O movimento teve caráter emancipacionista e exigia mudanças sociais e políticas no Brasil.

Guerra dos Mascates – O movimento nativista aconteceu de 1710 a 1711, em Pernambuco. O povo lutava contra a desigualdade econômica e a crise açucareira.

Revolução Farroupilha – A Guerra de Farrapos tinha caráter republicano. O movimento social lutava contra o governo imperial. O conflito durou de 1835 a 1845, no Rio Grande do Sul.

Guerra dos Emboabas – O conflito aconteceu de 1707 a 1709. O movimento lutava pelo direito de exploração das jazidas de ouro de Minas Gerais.

Inconfidência Mineira – A Inconfidência Mineira lutava contra o domínio português, em 1789. Tiradentes foi o ícone do movimento social.

Conflitos contemporâneos

Os atuais movimentos sociais lutam contra a corrupção do governo do PT (Partido dos Trabalhadores), que governa o país há 4 mandatos, dois de Lula e dois de Dilma Rousseff. O período tem sido marcado por casos de corrupção como o Mensalão e o Petrolão.

Outros movimentos sociais relevantes para o Brasil foram aqueles que lutaram contra governos autoritários, nas décadas de 1970 e 1980; os grupos que lutaram contra a privataria dos governos FHC, além do movimento social dos “Caras Pintadas”, que tiraram Fernando Collor do poder.