Biografias

Lord Kelvin (William Thomson – 1824 – 1907)

William Thomson, conhecido como Barão Kelvin, nasceu em Belfast, na Irlanda, em 26 de junho de 1824. Ele foi um físico, matemático e engenheiro, considerado um dos nomes mais importantes das ciências físicas do século XIX. Lord Kelvin contribuiu de forma relevante para os avanços da análise matemática da eletricidade e da termodinâmica.

Uma das principais realizações de Lord Kelvin foi o desenvolvimento da escala Kelvin de temperatura absoluta, onde o zero absoluto é definido como 0 K. O título de nobreza foi concedido a Kelvin quando ele tinha 68 anos de idade.

Lord Kelvin estudou na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e também fez pós-graduação na França. A nova escala termométrica de Kelvin foi um marco para o seu tempo e permitiu mais simplicidade para expressar a condição matemática das relações entre grandezas termodinâmicas.

Kelvin também foi responsável pela implantação do serviço telefônico na Grã-Bretanha e, em 1890, foi eleito presidente da Royal society. O matemático morreu no dia 17 de dezembro de 1907, aos 83 anos de idade. Ele não deixou herdeiros e foi sepultado com honras na abadia de Westminster.