Lei da Oferta e Procura

A Lei da Oferta e Procura é um dos pontos determinantes do mercado, influenciando diretamente o valor de serviços ou produtos. A lei estabiliza a relação entre quem procura algo para consumir e quem oferta o item ao mercado.

Entendemos como oferta o volume de um serviço ou um produto específico disponível no mercado. A procura pode ser explicada como a quantidade de pessoas que estão interessadas em um produto ou serviço específico.

Logo, cria-se a relação entre oferta e procura. Por exemplo: em determinada safra muito abundante, a quantidade de milho (oferta) que as empresas produtoras estão vendendo no mercado é muito grande e isso pode influenciar o preço do milho, deixando-o mais barato.

Em outro caso, em meio à ausência de gasolina, como na greve dos caminhoneiros de 2018, houve uma diminuição abrupta na oferta do produto e um crescimento exponencial na procura, já que os motoristas estavam preocupados em ficar com o tanque vazio. Por causa da Lei de Oferta e Procura, os preços do combustível aumentaram em diversos postos.

Muitos fatores podem ser determinantes para a oferta, entre eles os seguintes:

No caso da procura, entre os fatores que podem influenciar estão os seguintes:

Atualmente, não é apenas o preço o fator preponderante para a procura de um serviço ou produto. Na Lei da Oferta e Procura, o consumidor tem um papel muito importante na determinação do preço de algo. Funciona assim:

Por isso, é possível notar a relação essencial existente entre oferta e procura na determinação do preço de um produto ou serviço. Se os consumidores estão muito interessados em determinado produto, o produtor eleva o preço, sabendo que os consumidores pagarão o que for preciso para fazer a compra e garantir sua unidade.

Outros fatores também determinam o preço final de um produto, como o custo de produção e os impostos, por exemplo. Já a procura por algo pode ser influenciada por propaganda, satisfação do cliente, qualidade, concorrência e outros.