Itália

A Itália é um país localizado no centro-sul da Europa. A nação faz fronteira com França, Suíça, Áustria e Eslovênia, e está localizada no encontro da placas tectônicas da eurasiática e africana.

O país é formado pela região da península Itálica, que conta com Sicília e Sardenha, duas grandes ilhas no Mar Mediterrâneo. Além disso, a Itália tem dois Estados independentes: San Marino e o Vaticano.

O território italiano tem cerca de 301.338 km², onde vive uma população de mais de 60,6 milhões de habitantes, caracterizando a quinta nação mais populosa do mundo.

Os climas predominantes na Itália são o temperado sazonal, o continental e o mediterrânico. A capital do país é Roma.

Politicamente, a Itália é uma república democrática que conta com parlamento bicameral, formado por uma Câmara dos Deputados e um Senado. O catolicismo é a religião mais forte do país: 87,8% dos italianos se dizem católicos romanos.

Com relação à economia, a Itália está classificada como o 24º país mais desenvolvido do mundo. Seus habitantes têm um alto padrão de vida e escolaridade. As áreas econômicas de maior relevância são automóveis, indústria, eletrodomésticos e design de moda. O turismo também é um setor importante para a Itália, sendo que aproximadamente 36 milhões de turistas estrangeiros visitam o país anualmente.

A cidade de Veneza, na Itália, é mundialmente conhecida como a cidade mais bonita e mais romântica do mundo. O idioma oficial do país é o italiano.