Biografias

Ernest Rutherford (1871 – 1937)

Ernest Rutherford nasceu em Nelson, na Nova Zelândia, no dia 30 de Agosto de 1871. Ele foi um importante físico, químico e matemático formado pela Canterbury College, em Christchurch. Rutherford também estudou no Cavendish Laboratory, em Cambridge.

Em sua trajetória profissional, atuou como professor de física e química na McGill University, no Canadá, e na Manchester University, na Inglaterra. O matemático também assumiu a direção do Cavendish Laboratory, cargo que exerceu a partir de 1919.

Ernest Rutherford é considerado o fundador da Física Nuclear. Ele foi responsável por introduzir o conceito de núcleo atômico na química e por estudar diversas partículas e átomos.

Uma das grandes contribuições de Ernest Rutherford foi seu estudo químico das substâncias radioativas, tese pela qual obteve o Prêmio Nobel de Química, em 1908. Rutherford também se destacou como presidente da Royal Society e foi homenageado com o título de primeiro barão de Rutherford de Nelson e Cambridge.

Ernest Rutherford também nomeou as radiações alfa e beta. O químico morreu no dia 19 de outubro de 1937, em Cambridge. Suas cinzas foram colocadas na Abadia de Westminster, junto ao túmulo de Isaac Newton.