Educação Nutricional Infantil

A educação nutricional infantil é extremamente importante para a formação de crianças saudáveis e com bons hábitos alimentares. Essa educação deve ser formalizada dentro de casa e no ambiente escolar.

As crianças precisam ser estimuladas a manterem hábitos alimentares saudáveis, com alimentos ricos em vitaminas e minerais, como legumes, verduras e frutas. Esse tipo de alimentação deve ser ensinado primeiramente pelos pais e, depois, precisa ser inserido no dia-a-dia das crianças em idade escolar.

A má alimentação e a herança genética podem resultar em crianças com uma disposição ao desenvolvimento de doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão. Para evitar qualquer tipo de problema, a preocupação com a alimentação das crianças precisa prevalecer desde o momento do nascimento.

Bebês até os seis meses de vida precisam ser alimentados exclusivamente com o leite materno. Em seguida, os pais devem agregar alimentos complementares no primeiro ano de vida da criança, com destaque para os legumes e verduras.

A alimentação ao longo da infância deve evitar refrigerantes, biscoitos e alimentos ricos em gorduras saturadas, fast food, doces e produtos industrializados. A alimentação orgânica e com uma grande variedade de frutas, verduras e legumes é a mais indicada para os primeiros anos de vida. Esses hábitos devem ser incentivados no ambiente familiar, com o constante exemplo dos pais.

É fundamental ficar atento às necessidades nutricionais da criança. Uma alimentação ruim na infância leva à obesidade e a diversos problemas de saúde na fase adulta. Na escola, professores e profissionais de nutrição devem incentivar a prática de uma alimentação saudável em grupo.