Pedagogia

Educação Indígena

A educação indígena é uma ação estratégica da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação. O objetivo desta área é oferecer uma educação escolar indígena de qualidade desde a formação inicial e continuada até os níveis mais elevados de formação.

A educação indígena também busca formar professores indígenas em nível médio, no chamado Magistério Indígena. O conceito da educação indígena engloba estudos autônomos, pesquisas e reflexões sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aldeias brasileiras.

Uma das metas da educação indígena é ampliar a oferta das quatro séries finais do ensino fundamental e também do ensino médio em terras indígenas. A Educação Escolar Indígena está baseada nas sociedades indígenas e na afirmação da identidade das tribos nacionais.

Esta prática educativa também visa o desenvolvimento local sustentável e a criação de novos meios de sobrevivência para os povos indígenas. A educação indígena também desenvolve o fortalecimento da identidade intercultural nos territórios indígenas e procura estabelecer uma nova configuração da política educacional indígena.