Química

Diodo

Um díodo é um componente de larga utilização na eletrônica.

Antigamente os díodos eram válvulas (um componente com o aspecto de uma lâmpada). Quando hoje se fala em díodos estamos normalmente a referir-nos ao díodo semicondutor, que é completamente diferente, embora funcione da mesma maneira, sendo embora muito mais pequeno.

O estudo do funcionamento do díodo não é muito simples, pois é preciso saber primeiro o que são semicondutores de tipo n e de tipo p e como funciona um componente com estes dois materiais unidos (junção pn). As figuras seguintes mostram o aspecto de dois tipos de díodo.

As suas dimensões são pequenas, com cerca de 1 cm de comprimento. Se cortássemos um díodo iríamos encontrar uma estrutura do tipo seguinte

Sobre o funcionamento do díodo, pode adiantar-se que deixa passar corrente elétrica no sentido de p para n e não deixa passar corrente no sentido oposto. Chama-se a este fenómeno retificação e é tudo quanto o díodo faz.

Uma aplicação básica é nas fontes de alimentação, para retificar a corrente elétrica (transformar a corrente alternada em contínua).

Usa-se também em recetores de rádio como detetor e em muitas outra aplicações.

Fonte:
http://br.geocities.com/jcc5000/oqueediodo1.htm