Crescente Fértil

Uma região que ficava entre os rios Jordão, Eufrates, Nilo e Tigre foi chamada de crescente fértil. O nome foi dado porque a região se parecia com uma lua crescente.

A importância da área do crescente fértil é imensa para a humanidade, pois o começo da vida em sociedade aconteceu justamente ali. O crescente fértil foi o início da revolução agrícola e urbana.

Os países que atualmente ocupam a área que era chamada de crescente fértil são os seguintes:

A civilização nasceu nesta região, sendo que as cidades foram crescendo nas áreas mais próximas dos rios. Para se fixar na região do crescente fértil, os habitantes passaram a dominar a agricultura. A irrigação dos rios tornava a terra bastante fértil.

A Mesopotâmia foi uma das primeiras civilizações próximas dos rios Eufrates e Tigre. O homem sedentarizado, o contrário do caçador-coletor, também nasceu nessa região. Isso significa que o começo da vida fixa se deu justamente na área do crescente fértil, de forma lenta e gradativa.

Além de trabalhar a agricultura, a sociedade do crescente fértil precisava dividir as tarefas. As mulheres preparavam os alimentos, os homens faziam a colheita. Assim, começaram a surgir as hierarquias sociais.

A região do crescente fértil foi muito importante para a humanidade. A escrita, assim como o uso do sistema numérico, surgiu nesta área. Também nasceram nesta região obras públicas, construções de grande porte, a elaboração de canais, o desenvolvimento de técnicas que facilitavam a vida no rio e o uso da matemática.

A escrita cuneiforme, feita na argila, aprimorou os métodos de comunicação. Este é a forma de escrita mais antiga da qual temos registro.

Uma das grandes marcas deixadas pelo crescente fértil foi, certamente, o começo da vida sedentária da humanidade. Entre os fatos importantes estão os seguintes:

Veja também:

Oriente Médio