Cosplay

Fatos Gerais
Por

Cosplay é uma manifestação artística e comportamental que se traduz em se vestir como personagens de desenhos animados. O termo é uma abreviação de costume play, palavras inglesas que significam fantasia e brincar, respectivamente.

O cosplay é uma representação de um personagem a caráter, uma atividade lúdica praticada por jovens e adultos no mundo todo. Os adeptos do cosplay gostam de se vestir como animes, mangás, comics, ou personagens de videogames e grupos musicais.

Os praticantes do cosplay são chamados de cosplayers. Essa atividade existe desde 1939, mas ganhou popularidade mundial nas décadas de 70 e 80, principalmente nos Estados Unidos e no Japão.

O cosplay mais popular é aquele que se espelha em personagens de histórias em quadrinhos. Para se tornar adepto dessa manifestação artística basta ser fã de um personagem, comprar uma fantasia e passar a frequentar as competições e eventos de cosplay que são realizados em todo o Brasil.

Os personagens mais imitados são os de Jornada nas estrelas (Star Trek) e Guerra nas estrelas (Star Wars). Hoje existem, até mesmo, "Cosplay Stores", lojas especializadas em confecção de roupas para cosplay.

No Brasil, as convenções de cosplay acontecem desde 1980.

Compartilhe