Biografias

Benjamin Franklin (1706 – 1790)

Benjamin Franklin nasceu no dia 17 de janeiro de 1706, em Milk Street, Boston, nos Estados Unidos. Ele foi filho de Josiah Franklin, um comerciante de velas de cera.

Benjamin Franklin começou sua trajetória profissional aos 15 anos de idade, quando passou a trabalhar como jornalista e tipógrafo no jornal “The New England Courant”. Em 1729, ele se tornou dono do jornal “Pennsylvania Gazette”.

A partir de 1732, Franklin já era editor e dono da primeira biblioteca pública da Filadélfia. Ele também ajudou a fundar a Universidade da Pensilvânia e ergueu o primeiro hospital público dos Estados Unidos.

Em 1748, Benjamin Franklin passou a se dedicar exclusivamente à ciência. Ele fez importantes descobertas sobre a eletricidade e se tornou membro da Royal Society.

Franklin estudou cargas elétricas positivas e negativas, fenômenos da natureza e inventou o pára-raios. O cientista também foi o responsável pelo desenvolvimento das lentes bifocais e fez importantes estudos sobre meteorologia.

Benjamin Franklin se envolveu com a política e foi embaixador das colônias no Reino Unido, representante dos Estados Unidos na França e foi um dos líderes da “Declaração de Independência” norte-americana.

Franklin também se destacou por seu engajamento com a causa abolicionista. O cientista morreu aos 84 anos de idade, em 17 de abril de 1790, na Filadélfia. Seus restos mortais estão sepultados no Christ Church Burial Ground.