Aspectos Físicos de Sergipe

Sergipe é o menor Estado brasileiro em extensão territorial. Esse estado está localizado na região nordeste e tem como capital a cidade de Aracaju.

O Estado de Sergipe tem uma área de 21.918,354 de quilômetros quadrados e conta com 75 municípios. A população de Sergipe está estimada em 2.068.017 habitantes. Quem nasce em Sergipe é chamado de sergipano.

Sergipe tem características físicas bastante peculiares. O relevo, o clima, a vegetação e a hidrografia da região são bem diversos e com aspectos naturais bem definidos.

Em relação ao relevo, Sergipe tem uma topografia plana, onde as altitudes não ultrapassam os 300 metros. O Estado tem muitas planícies ao norte, e planaltos a noroeste.

Com relação ao clima, Sergipe se apresenta como tropical quente e úmido no litoral, tropical quente e semi-úmido na área de transição entre o litoral e o sertão, e tropical quente e semi-árido na faixa do sertão. O Estado tem uma área que vive um longo período de estiagem, que dura cerca de 8 meses.

A vegetação do Sergipe é litorânea, com vegetação rasteira e mangue; e também com vegetação de caatinga. Na hidrografia, Sergipe conta com o Rio São Francisco, o Rio Piauí, o Rio Sergipe, o Rio Vaza-Barris, o Rio Real e o Rio Japaratuba.

A agricultura em Sergipe é baseada principalmente na Cana-de-Açucar, mas também se concentra na produção de laranja, mandioca, milho, feijão, arroz, batata-doce, abacaxi, maracujá, banana e limão.

Sergipe se destaca por suas riquezas minerais. O Estado tem importantes reservas naturais de petróleo, gás natural, calcário, potássio e sal marinho.