Biografias

Alfred Bernhard Nobel (1833-1896)

Alfred Bernhard Nobel nasceu no dia 21 de outubro de 1833, em Estocolmo, na Suécia. Durante a infância e juventude, Nobel estudou em Estocolmo e São Petersburgo. Ele era filho de um engenheiro que trabalhava numa fábrica de nitroglicerina.

Alfred Nobel demonstrou talento para a química desde muito novo. Quando ele tinha apenas 16 anos de idade já era considerado um químico profissional e dominava diversos idiomas, como o inglês, o francês e o alemão.

Nobel se especializou em química, na França, e logo conseguiu um emprego nos Estados Unidos. Em 1859, Alfred Nobel voltou para a Suécia e passou a trabalhar na fabricação de explosivos à base de nitroglicerina líquida. Um acidente durante uma experiência resultou na morte de seu irmão caçula, Emil. Depois disso, Nobel foi proibido de reconstruir sua fábrica e passou a ser considerado louco.

O cientista não desistiu de suas pesquisas e realizou estudos que deram origem à dinamite e o detonador. Com estes inventos, Nobel se tornou um milionário, dono de muitas patentes.

Artigos relacionados

O químico faleceu no dia 10 de dezembro de 1896, vítima de uma hemorragia cerebral, em San Remo, na Itália. Como Alfred Nobel não teve filhos, ele deixou sua fortuna para a criação de uma fundação que se dedicaria a premiar cientistas e personalidades que apresentassem contribuições relevantes para a humanidade, a ciência e a paz mundial. Esta iniciativa deu origem ao Prêmio Nobel.