O Estado brasileiro do Amazonas já é dono do maior rio do mundo em volume de água. Agora existe a possibilidade dele também ser dono do maior rio subterrâneo do planeta.
Pesquisadores do Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, descobriram o rio subterrâneo com base em dados coletados em 241 poços muito profundos. As escavações foram feitas pela Petrobras em 1970 e 1980. O Rio foi chamado provisoriamente de Hamza. O nome homenageia o cientista responsável pela pesquisa.
Nesses dados coletados foi notada uma grande movimentação de águas subterrâneas numa profundidade de até 4 mil metros. Essa movimentação está situada sob as bacias dos rios Acre, Solimões, Amazonas, Marajó e Barreirinhas. Porém os pesquisadores acreditam que a dimensão do rio subterrâneo seja bem maior.
O rio subterrâneo corre de oeste para leste. Inicia na região do Acre e alcança as profundezas do mar na Foz do Amazonas. A vazão do rio subterrâneo é estimada em 3.090 m³/s. A largura do rio Hamza varia de duzentos a quatrocentos quilômetros.
Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com

- Aquífero Guarani
- Guerra do Paraguai
- O problema do desperdício de água no Brasil
- Água: Um bem tão precioso!
- Águas de Piraju - Estudo de caso de uma nova usina hidrelétrica
- Biomas Psamófilos
- Biomas
- Doenças por Contaminação da Água
- Águas do Subsolo
- Biomas Brasileiros
Por