Zoogeografia

A Zoogeografia é uma área de estudo que faz parte da chamada biogeografia. Esse campo de estudo é voltado à distribuição geográfica das espécies animais.

Os profissionais que atuam na área da zoogeografia são responsáveis por mapear a distribuição das espécies pelo planeta, apontando os locais onde é possível encontrar determinados tipos de animais. Estes profissionais recebem o nome de zoogeógrafos. Eles ajudam a formular as teorias que tentam explicar tudo o que envolve a distribuição das espécies nos diferentes habitats.

As principais informações coletadas neste segmento são sobre geografia, clima, fisiografia, história evolutiva das espécies, geologia, entre outros dados relevantes.

Como começou a zoogeografia?

Os estudos da zoogeografia começaram com Alfred Russel Wallace, pioneiro desta área de pesquisa. Em 1860, o estudioso começou a formular o esquema de distribuição das espécies animais na Malásia e na Austrália. Essa pesquisa deu origem a uma obra chamada “The Geographical Distribution of Animals”, lançada em 1875.

Anos depois, esta obra foi complementada pelo livro “Island Life”, de 1880. Estas duas obras foram revolucionárias para a área da zoogeografia e definiram as primeiras divisões da fauna no globo terrestre.

A importância da zoogeografia

Os estudos dos zoogeógrafos são extremamente importantes para a compreensão do homem sobre a evolução e a localização das espécies no planeta. Essas pesquisas também mostram como a presença dos animais influencia a vida humana.

O conhecimento dessa área serve para definir áreas de caça e o aproveitamento dos animas para a obtenção de alimentos para o homem, além de garantir informações estratégicas sobre a distribuição da fauna nos continentes.

Vale dizer também que a zoogeografia é uma área das Ciências Naturais. Quem estuda para trabalhar neste setor, precisa dominar conhecimentos de geologia, paleontologia, ecologia e teorias evolutivas. Esse campo de estudo nos permite entender os eventos do passado e a forma como os animais evoluíram ao longo dos séculos.

Neste sentido, a paleontologia contribui muito com a zoogeografia, pois ajuda a avaliar os grupos de espécies a partir dos registros de fósseis. Já a geologia, oferece parâmetros comparativos e informações sobre os fenômenos que determinaram a dinâmica das populações animais, como a deriva continental e as mudanças climáticas.

Povoamento Zoológico

O conceito de povoamento zoológico é um dos mais importantes dentro da zoogeografia. Este termo faz referência às regiões do planeta, às espécies presentes em cada área e às características de cada ambiente de acordo com a realidade climática.

Para a zoogeografia, existem sete regiões faunísticas no mundo. São elas: a paleártica, a etíope, a oriental, a australiana, a neártica, a neotropical e a antártica.