Doenças

Xantelasma e Xantoma

Condições da pele caracterizadas pela presença de protuberâncias gordurosas sob a superfície cutânea.

Causas, incidência e fatores de risco:
Os xantelasmas e os xantomas são distúrbios cutâneos comuns, principalmente entre adultos mais idosos e pessoas que tenham um nível elevado de lipídios no sangue (níveis de gordura).

Os xantelasmas são pequenos depósitos de matérias gordurosas sob a superfície da pele. Não causam dor e normalmente aparecem na pele das pálpebras, próximo ao nariz. Podem indicar elevação dos níveis de colesterol no sangue e níveis elevados de triglicérides.

Os xantomas também são depósitos de matérias gordurosas sob a superfície da pele, podendo ser muito pequenos ou chegar a ter mais de 7,5 cm de diâmetro. São um sintoma de distúrbios metabólicos subjacentes associados a um aumento dos lipídios no sangue como o diabetes, a cirrose biliar primária, alguns tipos de câncer e distúrbios metabólicos hereditários, dentre eles a hipercolesterolemia familiar (tendência hereditária de níveis de colesterol altos). Podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nos cotovelos, articulações, tendões, joelhos, mãos, pés e nádegas.

Sintomas:
protuberâncias (nódulos) ou lesões da pele de superfície plana macios ao toque de cor amarela com bordas bem definidas (bordas nítidas, bem marcadas)

Sinais e exames:
O diagnóstico é feito principalmente com base na aparência dos tumores cutâneos, em especial se houver história de algum distúrbio subjacente. Uma biópsia do tumor pode revelar um depósito de gordura.

Tratamento:
O tratamento visa ao controle dos distúrbios subjacentes a fim de se reduzir o desenvolvimento de xantelasmas e xantomas. Caso estejam incomodando, os tumores podem ser removidos com cirurgia, mas podem reaparecer.

Expectativas (prognóstico):
Os xantelasmas e xantomas são indolores e benignos, mas podem indicar a existência de distúrbios subjacentes. Podem provocar alterações indesejáveis de ordem estética.

Complicações:
A principal complicação é o desgaste psicológico devido a alterações de ordem estética.

Solicitação de assistência médica:
Solicite assistência médica se aparecerem sintomas que sugerem a presença do xantelasma ou do xantoma, uma vez que eles podem indicar a existência de distúrbios subjacentes que necessitam de tratamento.

Marque uma consulta com seu médico caso se deseje a remoção de um xantelasma ou de um xantoma ou, ainda, se houver alguma alteração na aparência dos mesmos.

Prevenção:
O controle dos lipídios no sangue, como os níveis de colesterol e de triglicérides, pode ajudar a reduzir o desenvolvimento de xantelasmas e xantomas; além disso, o controle dos distúrbios subjacentes também pode ajudar na redução desse desenvolvimento.

Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070507160700AAxvuo5