Washington Luís

Por

Washington Luís foi presidente do Brasil. O político nasceu em 26 de outubro de 1869, em Macaé, no Rio de Janeiro. Washington Luís pertencia a uma rica família do império brasileiro. Ele estudou no Colégio Dom Pedro II, no Rio de Janeiro.

Na juventude, antes de entrar para a política, se formou advogado na cidade de São Paulo. Washington Luís atuou como promotor público do município de Barra Mansa, no Rio de Janeiro, cargo para o qual foi nomeado. Tempos depois, resolveu renunciar ao cargo para se dedicar à advocacia na cidade de Batatais, no interior do Estado de São Paulo.

Em 1897, Washington Luís deu início à vida política, sendo eleito vereador. Em seguida, em 1898, se tornou prefeito da cidade de Batatais.

Em 1900, o político se casou com Sofia de Oliveira Barros, filha de um rico cafeicultor de Piracicaba. A união matrimonial fortaleceu a ligação de Washington Luís com a oligarquia paulista. Com esse apoio dos cafeicultores, ele foi eleito prefeito da capital em 1914 e governador de São Paulo em 1920. Seu lema era "Governar é abrir estradas".

Washington Luís ficou famoso por investir na modernização da infraestrutura de transportes de São Paulo. Em seu governo foram construídos 1.326 quilômetros de novas estradas no Estado de São Paulo.

O político assumiu a presidência do Brasil em 15 de novembro de 1926. Durante seu governo, Washington Luís precisou recuperar a economia brasileira, que estava em crise por conta do endividamento interno e externo e da retração das exportações.

Em 1930, o político foi deposto pela Revolução. Depois disso, Washington Luís viveu 17 anos exilado na Europa e nos Estados Unidos. Ele voltou ao Brasil apenas em 1947.

O presidente Washington Luís foi membro da Academia Paulista de Letras. Ele escreveu vários livros e ensaios. O político morreu em São Paulo, no dia 4 de agosto de 1957.

Leia também! Assuntos relevantes