Vozes Verbais

Nas aulas de Português, aprendemos as diferentes vozes verbais, ou seja, o tipo de relação que existe entre o sujeito e o verbo. São três as vozes verbais em nosso idioma: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva. Confira algumas explicações e exemplos sobre cada uma delas!

Conhecendo as três vozes verbais

Voz ativa: é estabelecida quando o sujeito pratica a ação. Isso significa que a frase tem um sujeito agente.

Exemplo: O homem realizou o trabalho.

Neste caso, temos como sujeito o homem, como verbo ativo trabalhou, e como objeto o trabalho. O sujeito agente, que pratica a ação, é o homem!

Voz passiva: acontece quando o sujeito sofre a ação verbal. Isso significa que a frase tem um sujeito paciente.

Exemplo: O trabalho foi realizado pelo homem.

Neste caso, temos como sujeito o trabalho, como verbo passivo foi realizado, e como agente passivo a criança. O sujeito passivo, que recebe a ação, é o trabalho!

A voz passiva pode ser apresentada de duas formas: a voz passiva sintética e a voz passiva analítica. Confira:

Voz passiva sintética: contém um verbo transitivo na terceira pessoa e o pronome apassivador “se”. Exemplo: vende-se uma casa!

Voz passiva analítica: tem um verbo auxiliar (ser ou estar) e o particípio do verbo transitivo. Exemplo: O bebê foi alimentado pelo pai.

Voz reflexiva: ocorre quando o sujeito pratica e recebe a ação ao mesmo tempo.

Exemplo: A jovem alimentou-se. (alimentou a si mesma).

Neste caso, temos a menina como sujeito, alimentou como verbo, e se como pronome oblíquo.

Mais sobre as vozes do verbo

As vozes do verbo indicam a forma que o verbo assume em uma frase, em relação ao sujeito. Veja alguns exemplos:

Voz ativa:

Roberta leu o livro.

A mãe fez a comida.

O aluno fez a prova.

Voz passiva:

O livro foi lido por Roberta.

A comida foi feita pela mãe.

A prova foi feita pelo aluno.

Voz passiva analítica:

A música foi composta por ela.

O paciente será atendido pelo médico.

O livro foi vendido pelo homem.

Voz passiva sintética:

Vendem-se imóveis.

Dançam-se as coreografias.

Apagam-se as luzes.

Voz reflexiva:

A mãe arruma-se todos os dias.

O menino feriu-se com o brinquedo.

Olharam-se longamente na despedida.

Passagem da voz ativa para a voz passiva analítica:

Voz ativa: O garoto escreveu a poesia.

Voz passiva analítica: A poesia foi escrita pelo garoto.

Passagem da voz ativa para a voz passiva sintética:

Voz ativa: O garoto escreveu a poesia.

Voz passiva sintética: Escreveu-se a poesia.