Voluntariado

Por

A Organização das Nações Unidas define voluntariado como: "dedicar parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos". O voluntário é uma pessoa que abre mão de qualquer recompensa material para ajudar àqueles que necessitam de uma atenção especial, seja em situações de risco, catástrofes naturais, zonas de conflitos, entre outras condições...

Todo voluntário é um ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados para beneficiar uma comunidade. O voluntariado tem como base a doação de tempo e conhecimento em prol de uma causa.

O voluntariado pode ter motivações pessoais, de caráter religioso, cultural, filosófico, político e emocional. Os voluntários são, quase sempre, pessoas engajadas, contemporâneas, conscientes e comprometidas com a sociedade e o bem estar social.

O voluntariado é geralmente considerado uma atividade altruísta, destinada a promover o bem ou a melhorar a qualidade de vida humana. Muitos voluntários são treinados para atuarem em áreas primordiais, como medicina, educação ou resgate de emergência.

A palavra voluntariado foi registrada pela primeira vez em 1755, para se referir àquele que se oferece para o serviço militar.