Virus, bactérias, protozoários e fungos

Virus, bactérias, protozoários e fungos

Por

Os vírus, bactérias, protozoários e fungos estão englobados na categoria de microrganismos, seres vivos que só podem ser visualizados com a ajuda de um microscópio. Esses microorganismos estão presentes no ar, no solo e no corpo humano.

Os microorganismos podem causar algumas doenças aos seres humanos, por isso são considerados agentes patogênicos. Os vírus são os únicos microoganismos da lista que não se enquadram na classificação de seres vivos, mas sim de estrutura celular.

A estrutura desses microorganismos é bastante simples. Eles começaram a ser descobertos e estudados em 1878, pelo médico francês Loius Pasteur.

Os vírus, bactérias, protozoários e fungos fazem parte dos reinos Monera, formado por seres unicelulares como bactérias; Protista, formado por seres unicelulares como protozoários; e Fungi, formado por seres uni e pluricelulares como fungos.

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um desses microorganismos:

Vírus – Os vírus são os menores microorganismos do planeta. Eles podem transmitir várias doenças aos seres humanos, como resfriado, gripe e dor de garganta. Além disso, existem vírus que causam doenças mais graves, como poliomielite e Aids.

Bactérias – As bactérias são microorganismos unicelulares. As bactérias que atingem os seres humanos podem causar tuberculose, cólera, difteria, cáries dentárias, pneumonia e doenças sexualmente transmissíveis.

Protozoários – Os protozoários são organismos unicelulares. Uma doença que pode ser causada por protozoário é a Malária, causada pelo parasita da malária.

Fungos – Os fungos podem causar diversas doenças, como cândida e micoses.

Leia também! Assuntos relevantes