Vida

Por

O que é a vida? Deixando de lado as questões religiosas ou as reflexões mais profundas sobre a complexidade da existência humana, é possível definir o conceito de vida sob os aspectos biológico, fisiológico e metabólico.

Certamente, a palavra vida abre espaço para diversas definições, mas para a biologia este termo não é nada subjetivo. Aliás, para quem estuda biologia ou medicina, a vida tem uma explicação lógica. Para estes profissionais, o conceito de vida é extremamente importante para nortear estudos e descobertas científicas.

Já para o dicionário, a vida pode ser definida como a “propriedade que caracteriza os organismos cuja existência evolui do nascimento até a morte”. Parece uma explicação razoável, mas, a verdade, é que a vida é muito mais complexa do que isso. Ela é uma constante repetição de processos e funções vitais perfeitos, que ocorrem dentro do corpo humano, a máquina mais complexa do nosso planeta.

Confira as diferentes definições de vida dentro dos estudos biológicos:

Definição biológica de vida

Biologicamente, a vida é compreendida como um fenômeno natural, desencadeado por um processo contínuo de reações químicas, envolvendo processos metabólicos, moléculas, ácidos desoxirribonucleicos (DNA), entre outras características particulares.


Definição fisiológica de vida

Sob o ponto de vista fisiológico, a vida pode ser definida como a capacidade de um ser vivo realizar suas funções vitais básicas, como comer, respirar, metabolizar, excretar, crescer, reproduzir, etc. Entre os principais processos fisiológicos dos seres humanos estão respirar o oxigênio e expirar o gás carbônico.


Definição metabólica de vida

No aspecto metabólico, a vida pode ser entendida como a troca de matéria com os seres e meios externos, a fim de promover mudanças ou evoluções.


Definição bioquímica de vida

Na definição bioquímica, a vida é compreendida pela presença de informação hereditária codificada em moléculas de ácidos nucleicos, e que pode ser passada às próximas gerações.


Um conceito complexo

Como é possível notar, definir a vida é uma tarefa difícil, já que este é um conceito complexo e que demanda reflexão e estudo. O avanço das ciências, principalmente da medicina, permitiu ao homem compreender com mais detalhes todos os processos que envolvem a vida, além daqueles que levam à morte.

Mas, obviamente, o conceito de vida também envolve questões específicas para cada ser humano, pois está relacionada à fé, às religiões, crenças e valores de cada pessoa. E para você, qual é a melhor definição de vida?

Leia também! Assuntos relevantes