Vespa

Por

Você imagina a intensidade da dor de uma picada de vespa? Esse pequeno inseto tem uma picada extremamente dolorosa, semelhante à picada da abelha ou do marimbondo.

A vespa é um inseto da ordem Hymenoptera, também conhecida como himenópteros. As vespas e as abelhas fazem parte da mesma família, e ambas possuem veneno.

As vespas são muito importantes para o meio ambiente, pois são responsáveis pela polinização das plantas. As principais características das vespas são: insetos que vivem sozinhos ou em sociedade, com a ocorrência de colônias formadas por machos, fêmeas e operárias estéreis; possuem duas asas, antenas, patas e mandíbulas resistentes.

No aspecto da visão, a vespa possui dois olhos compostos e três olhos simples. Estes insetos possuem hábitos diurnos.


A colônia das vespas

As colônias formadas por vespas só duram um ano. Neste período, cada rainha que nasce se desenvolve e forma sua própria colônia, formando novas comunidades. Todas as outras vespas, machos e operárias, morrem quando chega o fim do outono.

colônia de vespa

O habitat das vespas é variado. Elas podem ser encontradas em campos, jardins e também nos telhados das residências e construções.

Toda construção do ninho das vespas começa com a rainha. Os primeiros ovos da colônia dão origem às operárias.


Perfil das vespas

As vespas possuem algumas diferenças, de acordo com cada tipo de espécie. Em geral, elas apresentam apenas 5 cm. O ferrão é encontrado nas vespas fêmeas e nas operárias. Esse ferrão é utilizado para abater as presas e defender a colônia contra possíveis predadores em potencial.

A vespa tem um veneno chamado histamina. A substância dissolve os glóbulos vermelhos do sangue humano. Pessoas alérgicas a este veneno podem morrer em função de uma picada de vespa.

Apesar de serem perigosas para os seres humanos, as vespas não devem ser mortas ou removidas de ambientes naturais, pois, como já mencionado, elas trabalham como vetores de pólen, sendo essenciais para o desenvolvimento de várias espécies vegetais.


Cuidados preventivos contra o ataque de vespas

Caso uma pessoa encontre um ninho de vespa em uma área residencial, com risco para os moradores, é importante recorrer a uma empresa especializada para fazer a remoção dos insetos com cuidado. Vale lembrar que os insetos utilizam seu ferrão para ataques quando se sentem ameaçados ou incomodados.

Em apenas um ninho é possível encontrar milhares de vespas. O enxame pode representar riscos reais para as pessoas. Não tente mexer por conta própria em ninhos de vespas em calhas e telhados.

Leia também! Assuntos relevantes