Vermes e Bactérias

Vermes e Bactérias

Por

Os seres humanos estão em constante contato com vermes e bactérias. Um novo estudo, inclusive, encontrou uma importante explicação para a presença de vermes no intestino humano. Segundo a pesquisa, eles ajudam a melhorar o sistema imunológico.

Como sabemos, a maior parte dos vermes são nematelmintos e causam doenças. Mais de 2 bilhões de pessoas no mundo sofrem com doenças causadas por vermes, principalmente as crianças que vivem em áreas sem saneamento básico.

Contudo, como os cientistas comprovaram, os vermes também têm seu lado positivo. Eles contam com propriedades anti-inflamatórias que agem com as bactérias do intestino para fortalecer o corpo.


Vermes

As principais doenças causadas por vermes são chamadas de verminoses. Os vermes utilizam os seres humanos como hospedeiros.

Os vermes podem ser classificados como seres pluricelulares que fazem parte dos filos platelmintos e nematelmintos, do reino Metazoa. Estes organismos apresentam corpos tubulares alongados, achatados (platelmintos) ou cilíndricos (nematelmintos). Eles podem ser encontrados em diversos ambientes ou vivendo como parasitas.

As verminoses, doenças causadas por vermes, são basicamente caracterizadas por infecções intestinais nos seres humanos, mas estes seres também podem causar doenças que afetam o fígado, pulmão e até o cérebro.

A principal forma de contaminação por vermes acontece pela ingestão de água ou alimentos contaminados, fato recorrente em regiões que não apresentam boas condições sanitárias. Outras doenças bastante conhecidas e provocadas por vermes e bactérias são as patologias infecciosas e parasitárias, como amarelão, esquistossomose e solitária.


Bactérias

As bactérias são organismos presentes em todos os ambientes do planeta Terra. São seres unicelulares e microscópicos, que fazem parte do Reino Monera.

Tipos de bactérias
Tipos de Bactérias

A bactéria é formada por uma célula procarionte e seu material genético possui uma única molécula de DNA. As bactérias são responsáveis pela transmissão de diversas doenças infecciosas, passadas aos seres humanos pelo ar ou pela saliva.

As bactérias são resistentes às mudanças de temperatura. As doenças que elas transmitem precisam ser tratadas com antibióticos que impedem o crescimento das colônias de bactérias.

Uma bactéria bastante perigosa para o homem é a Staphylococcus aureus, que causa infecções de pele. Outras bactérias, como a Escherichia coli, que causa a diarreia; e a Salmonella typhi, que causa a febre tifoide, também são muito graves.

Algumas dessas bactérias podem levar o paciente a uma infecção generalizada e, consequentemente, à morte. Outras doenças chamadas de bacterioses e com prevalência entre a população são: o tétano, a pneumonia, a tuberculose, a difteria, a sífilis, a coqueluche, a leptospirose e a meningite.

Leia também: Doenças Causadas por Bactérias

Leia também! Assuntos relevantes