Vênus

Por

Saiba um pouco mais sobre Vênus
Vênus é um planeta do sistema solar. Ele é o sexto maior planeta do sistema, o segundo com maior proximidade do Sol e sua órbita é a que mais se aproxima da circularidade.

O planeta é chamado Vênus em referência a seu brilho. Ele sempre fora o planeta de maior destaque entre os astros conhecidos na antiguidade.

Vênus é um planeta inferior, e apresenta fases quando visto da Terra a partir de um telescópio. Galileu foi um grande observador desse fenômeno.

A primeira sonda a visitar Vênus foi a Mariner 2, em 1962. E, mais recentemente, a sonda americana Magellan transmitiu mapas detalhados da superfície de Vênus usando um radar.

A rotação de Vênus é lenta e retrógrada, sendo que 243 dias terrestres equivalem a um dia em Vênus.

Em alguns aspectos Vênus e a Terra são parecidos. Entre eles: o fato de que Vênus é apenas um pouco menor que a Terra, ambos têm poucas crateras, suas densidades e a composição química são similares, entre outros pontos.

A superfície de Vênus é mais quente que a de Mercúrio, e o planeta provavelmente já possuiu grandes volumes de água, mas, atualmente, ele é seco, o que descarta a existência de vida em Vênus.

As mais antigas formações de Vênus parecem ter cerca de 800 milhões de anos e o centro do planeta é similar ao da Terra: um núcleo de ferro com cerca de 300 km de raio e um manto rochoso de matéria derretida.

Juliana Miranda do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes