Venceslau Brás

Por

Venceslau Brás foi o nono Presidente do Brasil. Ele ocupou o cargo de Presidente da República entre os anos de 1914 a 1918. Venceslau Brás Pereira Gomes nasceu na cidade de São Caetano da Vargem Grande, em Minas Gerais, conhecida atualmente como Brasópolis. O político nasceu no dia 26 de fevereiro de 1868.

Venceslau Brás se formou em Direito na Faculdade de Direito de São Paulo, no ano de 1890. Brás foi o substituto do então presidente Hermes da Fonseca. Ele governou o Brasil no chamado período da política do Café com Leite, em que São Paulo e Minas Gerais revezavam o poder e estavam divididos em Partido Republicano Paulista e Partido Republicano Mineiro.

Venceslau Brás governou o país na República Velha. O governo desse presidente foi marcado pelo primeiro Código Civil brasileiro, aprovado pelo Congresso em 1915.

Durante o governo de Venceslau Brás o Brasil entrou na 1ª Guerra Mundial, contra a Alemanha. O país chegou a enviar um corpo de médicos e um grupo expedicionário para a guerra.

Venceslau Brás também enfrentou conflitos internos no Brasil durante sua presidência. Um dos conflitos foi a Guerra do Contestado, que ocorreu entre os estados do Paraná e Santa Catarina, entre 1912 e 1915.

Venceslau Brás cumpriu se mandato como presidente e foi substituído pelo político Delfim Moreira, em 1918. Depois do mandato presidencial, o político se mudou para a cidade de Itajubá, em Minas Gerais. Ele morreu aos 98 anos de idade, no dia 15 de maio de 1966.

Leia também! Assuntos relevantes