Veja as 4 principais causas que deixam os olhos vermelhos e descubra como tratar

Os nossos olhos dizem muito sobre nós. Ele reflete aquilo o que estamos sentindo, além de serem considerados os “espelhos da alma”. Portanto, quando os olhos apresentam alguma vermelhidão, isso significa que eles não estão nada bem e requerem maior atenção.

Uma série de fatores pode causar a vermelhidão dos olhos, que podem ser dilatações, inflamações ou um sinal de uma condição mais grave na sua visão. Você sabe quais são elas? Neste artigo, nós trazemos as principais razões pelos quais os olhos ficam vermelhos e como tratá-los.

1. Reações alérgicas: Uma reação alérgica pode causar coceira na região dos olhos, e automaticamente deixa-los vermelhos. As reações alérgicas ocorrem quando o nosso sistema imunológico do corpo funcionam em excesso. Quase tudo pode desencadear reação alérgica, como produtos de limpeza, esmaltes, cosméticos, flores, animais etc.

Reações alérgicas

Nestes casos, é fundamental consultar um alergista, para que ele possa detectar aquilo que faz mal ao seu organismo.


2. Conjuntivite: A conjuntivite ou o olho cor-de-rosa é uma infecção bacteriana, viral ou induzida por algumas alergias que deixam os olhos sensíveis, inchados e causa muita coceira.

conjuntivite

Embora não seja uma doença facilmente tratável, a conjuntivite é facilmente transmitida e pode manter o paciente longe de suas atividades rotineiras, como o trabalho.

A conjuntivite não requer necessariamente uma consulta médica, todavia, o tratamento deve ser realizado o quanto antes, com compressas frias e limpezas que ajudarão a aliviar a vermelhidão dos olhos. A boa higiene dos olhos também é fundamental, uma vez que muitas vezes acabamos levando-os – sem perceber – aos olhos. Além disso, o contágio da conjuntivite se faz pelo contato das mãos.

Mas, se você não tem certeza de que a causa do inchaço e vermelhidão dos olhos seja realmente conjuntivite, faça uma visita ao médico para descobrir a verdadeira causa.


Saiba mais: Doenças que afetam a visão


3. Excesso de álcool: Se você já teve um excesso de bebedeira em um final de semana, sabe como fica a aparência dos olhos no dia seguinte. Por conta do grande consumo de álcool, surge nos olhos pequenos vasos sanguíneos que se dilatam, deixando o aspecto vermelho nos olhos.
E tem mais: Quanto mais álcool for ingerido, mais vasinhos aparecerão, ou seja, mais vermelhos eles ficarão.
A aparência dos olhos só volta ao normal quando o álcool presente no organismo sai por completo, por meio da alimentação, hidratação (água) e na urina.

Olho vermelho

4. Má qualidade de sono: Poucas horas de sono também podem comprometer a aparência dos seus olhos. Isso porque uma noite mal dormida pode resultar na ausência de quantidade que atinge os olhos, fazendo com que a região se dilate e fiquem com vasos vermelhos sobressaltados.

Olhos abertos por muito tempo, ou seja, muito tempo sem dormir também deixam os olhos com um aspecto dilatado. Olhos abertos por um longo período de tempo evitam que a córnea seja bem lubrificada, gerando não só a vermelhidão, mas também a secura.

Leia também! Assuntos relevantes