Vegetação de deserto

Vegetação de deserto

Por

A vegetação do deserto é bastante peculiar. Essa vegetação está adaptada à realidade de pouca chuva e altas temperaturas.

Os grandes desertos do mundo, como o Saara e o Kalahari, na África, já foram grandes extensões de vegetação. Hoje, ainda existem vestígios de algumas áreas de vegetação.

As vegetações do deserto têm raízes subterrâneas e caules que acumulam água. A paisagem dos desertos é marcada por uma vegetação herbácea, pequenos arbustos e cactos.

Esse tipo de vetação está adaptado para reduzir a evaporação da água e para armazenar água em seu caule. Essas características preservam as folhas das plantas, e garantem a respiração vegetal e a fotossíntesse.

Os cactos, por exemplo, transformam suas folhas em espinhos para preservar a água que fica armazenada em seus caules. As vegetações do deserto são escassas e se apresentam de forma muito espaçada.

Os desertos têm plantas adaptadas para sobreviver em condições extremas, como as xerófitas, categoria dos cactos; e as pratófitas, que são plantas de raízes longas que se adaptaram para sobreviver no deserto.

As vegetações que vivem melhor nas condições extremas dos desertos são os cactos, os aloes e os agaves.

Leia também! Assuntos relevantes