Vasco da Gama (Clube)

Por

O Vasco da Gama é um tradicional time carioca de futebol. O time nasceu no dia 21 de agosto de 1898, com o apoio e união de jovens portugueses. O nome do clube é uma homenagem ao herói português Vasco da Gama.

A primeira vitória esportiva do Vasco aconteceu em 1899, quando o clube entrou em competições oficiais de regatas, realizadas na enseada de Botafogo. O uniforme petro, com faixa diagonal branca e a cruz-de-malta no centro se tornou a referência do time.

Em 1913, com a fundação de clubes de futebol pela colônia portuguesa no Rio de Janeiro, o Vasco da Gama começou a atuar no esporte. A criação do departamento de futebol aconteceu em 1915.

O Vasco da Gama estreou oficialmente no futebol em 1916, jogando na 3ª divisão. O primeiro título de futebol veio em 1922, na Série B da primeira divisão da Liga Metropolitana. Em 1923, o time já fazia parte da elite do futebol brasileiro.

Em 1927, aconteceu a histórica inauguração do São Januário, o maior estádio da América do Sul até então. Em 1930, foi a primeira vez que o clube cedeu jogadores próprios para uma Copa do Mundo de Futebol. Itália, Brilhante, Russinho e Fausto eram os vascaínos que representaram o Brasil na competição.

Um dos maiores jogadores da história do clube foi Leônidas da Silva, que se tornou campeão carioca em 1934. A história do Vasco da Gama é repleta de glórias e tradições. Atualmente, o time tem uma das maiores torcidas do Estado do Rio de Janeiro.

Leia também! Assuntos relevantes