Vanguarda

Vanguarda

Por

Vanguarda é um conceito que transmite a ideia de algo inovador, que rompe com velhos paradigmas da sociedade. Este conceito é muito conhecido por sua aplicação no segmento artístico, ou seja, nas referências aos movimentos da arte, principalmente do século XX, que estabeleceram inovações para os padrões estéticos.

A vanguarda confronta as normas estéticas tradicionais e clássicas para dar origem a algo novo e cheio de vigor. O movimento vanguardista pode ser considerado um fenômeno importante na história, pois permitiu diversos avanços ao homem.

O objetivo da vanguarda é superar as tendências do passado. O termo vanguarda vem do francês, avant-garde, que significa a guarda avançada ou parte frontal de um exército. O conceito também foi utilizado para a discussão de assuntos e posicionamentos políticos no século XX.

A vanguarda expressa uma liderança cultural e artística. O termo foi usado para demonstrar uma verdadeira ruptura com modelos pré-estabelecidos. A vanguarda também tem relação com novos movimentos artísticos, políticos, intelectuais e ideológicos.

A vanguarda cria as bases para o desenvolvimento do futuro, promovendo uma renovação de forma e conteúdo. No caso da vanguarda artística, o principal objetivo é reinventar a arte, lutar contra padrões estabelecidos e fomentar o processo criativo por meio da liberdade individual.

Leia também! Assuntos relevantes