Valor semântico de elementos coesivos

Valor semântico de elementos coesivos

Por

Os elementos coesivos fazem parte das produções textuais, e se caracterizam por palavras especiais, que desempenham papéis importantes, como as preposições, conjunções e pronomes. O objetivo desses elementos é justamente estabelecer uma relação ou referência entre as diferentes partes do texto.

Os elementos coesivos são responsáveis pela Coesão Textual, que é a criação de uma articulação perfeita entre as unidades do texto (períodos e parágrafos). Esses conectivos ajudam a garantir sentido para os enunciados.

Na Semântica, cada palavra e elemento tem significado dentro do texto e, por isso, todos são importantes para a compreensão do leitor. Os vestibulares e concursos cobram muito o conhecimento sobre os elementos coesivos e suas funções dentro dos textos, principalmente os pronomes e as conjunções.

Dominar o emprego e o valor semântico dos elementos coesivos é uma forma de se destacar nas questões de português. Os mecanismos de coesão textual também são fundamentais para as redações, garantindo clareza e organização à mensagem.

Assim, podemos dizer que a coesão é um elemento básico para textos bem escritos. Ela ajuda a manter a harmonia e a ligação entre os termos de uma frase, as orações de um período e a formação de parágrafos. Entre os principais conectivos, os que apresentam mais exigência nos vestibulares são os pronomes e as conjunções. Confira:

Conjunções - que, enquanto, embora, mas, porém, todavia, etc...

Pronomes - ele, ela, sua, este, aquele, o qual, etc...

Pronomes - São palavras que substituem substantivos. Os pronomes podem ser pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Pronomes Pessoais - Apontam as pessoas do discurso. Ex: Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles.

Pronomes Possessivos - Indicam posse. Ex: Meu, Seu, Nosso, Deles.

Pronomes Indefinidos - São vagos. Ex: Ninguém, Alguém, Nenhum.

Pronomes Interrogativos - São usados em perguntas. Ex: Qual, Quanto, Quem.

Pronomes Relativos - Relacionam a oração ao substantivo. Ex: o(a) qual, os(as) quais, quanto(s), quanta(s), cujo(s).

Conjunção – É uma palavra invariável, sem função sintática. Pode ser conjunção subordinativa ou coordenativa. A conjunção introduz frases ou estabelece ligação entre elementos. As conjunções coordenativas podem ser nominais, adjetivais, verbais, preposicionais e adverbiais. Ex: que, quando, porque, e, ou, mas, contudo, porém, todavia, enquanto, embora, etc...

Leia também! Assuntos relevantes