União Soviética

União Soviética

Por

A União Soviética foi um dos países protagonistas da Guerra Fria. O surgimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas se deu em 1922, depois de uma crise social e econômica que abalou a estrutura da Rússia.

A URSS foi resultado da união das seguintes repúblicas: Rússia, Ucrânia, Bielorússia, Transcaucásia e as repúblicas da Ásia Central. Depois do surgimento da União Soviética, Josef Stálin foi nomeado secretário-geral do Partido Comunista.

A União Soviética manteve seu poder e sua influência durante décadas, enfrentando as pressões do governo de Hitler, na Alemanha, e o poder capitalista dos Estados Unidos.

De 1922 a 1990, os soviéticos mantiveram o regime de partido único. A partir de 1991, começou uma tensão entre conservadores e reformistas. Essas diferenças levaram Gorbatchov a conceder autonomia às repúblicas da União Soviética.

Em setembro de 1991, o parlamento votou a dissolução da URSS. Finalmente, no mês de dezembro de 1991, foi declarada a independência da Rússia. Essa decisão determinou o fim da União Soviética.

O processo de dissolução das repúblicas resultou na separação de Rússia, Letônia, Estônia, Lituânia, Ucrânia e Bielorússia. Como consequência desse processo, Boris Yeltsin determinou o fim das atividades do Partido Comunista e a dissolução da cúpula da KGB.

No dia 21 de dezembro, os líderes de 11 repúblicas soviéticas se reuniram para oficializar a criação da Comunidade de Estados Independentes (CEI) e o fim da União Soviética.

Leia também! Assuntos relevantes