Tudo sobre ácidos

Tudo sobre ácidos

Por

O conceito de substância ácida foi proposto em 1887, pelo químico sueco Svante Arrhenius. Ele foi o primeiro pesquisador a falar sobre dissociação e a afirmar que um ácido é uma substância que, quando dissociado em água, libera íons de hidrogênio.

Uma boa definição para ácido surgiu em 1923, com os pesquisadores Bronsted e Lowry. Para eles, o ácido é um tipo de substância que tende a dar um próton. Assim, podemos dizer que o ácido é um doador de prótons e um receptor de elétrons.

As principais propriedades dos ácidos são: Dissociação na água, reação com hidróxidos metálicos e bases (formando sal e água), sabor azedo, condução de eletricidade em solução aquosa, alteração da cor de indicadores.

Os ácidos podem ser chamados de fortes quando se dissociam completamente em solução aquosa à temperatura e pressão constantes.

Principais tipos de ácidos
Ácido Clorídrico (HCl) – Muito utilizado na indústria e em laboratórios. É empregado na limpeza de pisos e de superfíceis metálicas antes da soldagem. Também está presente no estômago, no suco gástrico.

Ácido Fluorídrico (HF) – Apresenta a propriedade de corroer o vidro. É usado para fazer gravações em vidros e cristais.

Ácido Sulfúrico (H2SO4) - É o ácido mais importante para a indústria e os laboratórios. É empregado nas baterias de automóveis, na indústria petroquímica, na fabricação de corantes, tintas, explosivos e papel.

Ácido Nítrico (HNO3) – Também é bastante utilizado na indústria. É empregado na fabricação de explosivos e em fertilizantes agrícolas.

Ácido Cianídrico (HCN) – Também é utilizado em várias indústrias. É empregado na fabricação de plásticos, acrílicos e corantes.

Ácido fosfórico (H3PO4) – É aplicado como fertilizante e como aditivo em refrigerantes.

Ácido carbónico (H2CO3) – Esse ácido está presente nas águas minerais gaseificadas e nos refrigerantes.

Leia também! Assuntos relevantes