Tudo sobre a Ásia

Tudo sobre a Ásia

Por

A Ásia é o maior continente do planeta da Terra, ocupando 8,6% da superfície terrestre. Este continente também é lembrado como o mais populoso do planeta, abrigando cerca de 60% da população mundial.

A região da Ásia está localizada nos hemisférios oriental e setentrional. O continente asiático é dividido em Eurafrásia (África-Ásia-Europa), e banhado pelos oceanos Pacífico, Índico e Ártico. A região tem aproximadamente 44,5 milhões de quilômetros quadrados e mais de três bilhões de habitantes.

Com relação ao clima, a Ásia tem variações climáticas, com regiões com clima equatorial, tropical, temperado e polar. A região também conta com 11 fusos horários diferentes.

No relevo, o Monte Evereste recebe o maior destaque por se tratar do ponto culminante da geografia mundial. Este monte está localizado no Nepal, próximo à China.

A Ásia também é conhecida por abrigar os maiores desertos do mundo, como o deserto da Arábia, o deserto de Thal (Paquistão) e o deserto de Negev (Israel).

A Ásia é dividida em regiões pelas Nações Unidas, são elas: o Oriente Médio, o Subcontinente Indiano, o Sudeste Asiático, o centro-leste, o Extremo Oriente e a região asiática da Comunidade de Estados Independentes. Cada uma dessas regiões apresenta características culturais, religiosas e políticas únicas.

Os países que fazem parte da Ásia são: Afeganistão, Arábia Saudita, Azerbaijão, Bahrein, Bangladesh, Brunei, Butão, Camboja, Cazaquistão, República Popular da China, Cingapura, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Iêmen, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Líbano, Maldivas, Malásia, Mongólia, Mianmar, Nepal, Omã, Paquistão, Qatar, Quirguistão, Rússia, Síria, Sri Lanka, Tadjiquistão, Tailândia, Taiwan, Timor-Leste, Turcomenistão, Turquia, Uzbequistão e Vietnã.

As maiores cidades do continente são: Mumbai, na Índia, com 18,3 milhões de habitantes; e Xangai, na China, com 17,1 milhões.

Leia também! Assuntos relevantes