Tsunami

Por

As principais causas do tsunami
O tsunami ou maremoto é uma série de ondas gigantes causadas pelo deslocamento de um grande volume de água. Por envolver grande energia e água, esse evento natural pode devastar as regiões terrestres atingidas.

O tsunami é gerado principalmente por terremotos, erupções vulcânicas, deslizamentos de terra ou outros distúrbios que podem movimentar um grande volume de água.

Esse evento natural é causado quando placas tectônicas se deslocam abruptamente e movem um grande volume de água. Terremotos relacionados à zona de subducção geram a maioria dos tsunamis.

Os tsunamis possuem pequena altura de onda em alto mar. Isso faz com que o evento passe despercebido no meio do oceano. Porém, quando se aproxima de áreas mais rasas, a altura da onda cresce e o volume de água é gigante. Ou seja, em instantes a área costeira é inundada e tomada pela onda gigante.

Há vários relatos de tsunamis na história do planeta. Entre os mais conhecidos está o tsunami de Hokkaido, no Japão, em 1923; tsunami do Oceano Índico, em dezembro de 2004; tsunami do Japão em 2011.

Juliana Miranda - Equipe do GrupoEscolar.com

Leia também! Assuntos relevantes