TRUMP: principais promessas de campanha

O inesperado aconteceu e Donald Trump se tornou o presidente da nação mais poderosa do mundo: os Estados Unidos! Depois de uma campanha suja e pesada, baseada em críticas e ofensas pessoais, Trump venceu a candidata democrata Hillary Clinton com propostas polêmicas.

Ao assumir o cargo, em 20 de janeiro de 2017, o republicano Donald Trump foi oficializado como o 45º presidente dos Estados Unidos. Confira as principais promessas de campanha apresentadas por Trump!


Principais promessas de Trump na corrida eleitoral

1 – Donald Trump disputou a presidência dos Estados Unidos prometendo mudanças radicais, principalmente em questões como imigração e comércio exterior.

2 – A principal proposta apresentada por Trump foi a construção de um muro na fronteira com o México. Trump disse que a obra do muro custaria cerca de US$ 12 bilhões e que faria os mexicanos pagarem pela construção.

Muro no México

3 – Trump prometeu que expulsaria milhões de imigrantes ilegais dos Estados Unidos. Hoje, o país tem aproximadamente 11 milhões de imigrantes irregulares. Para conseguir colocar essa proposta em prática, Trump deseja triplicar para 15 mil o número de agentes do departamento de deportação.

4 – Outra proposta polêmica de Trump foi a de suspender a entrada de muçulmanos nos Estados Unidos. Ele também deve vetar a concessão de vistos a algumas nacionalidades.

5 – O presidente dos Estados Unidos também disse que estaria disposto a comprar uma briga com a China, a fim de fazer com que o país deixasse sua moeda se valorizar para tornar os produtos chineses menos competitivos. Trump também afirmou que poderia cobrar uma taxa de até 45% para as importações chinesas.

6 – Trump prometeu renegociar o acordo do Nafta, grupo que inclui Estados Unidos, México e Canadá. Ele chegou a mencionar uma possível saída dos Estados Unidos desse acordo comercial.

7 – Voltando ao tema imigração, Trump disse que se o governo do México se recusar a bancar as obras do muro na fronteira dos países, haverá um bloqueio dos dólares enviados pelos imigrantes mexicanos às suas famílias.

8 – Donald Trump se mostrou contra a legalização do aborto e disse, em entrevista, que se os abortos se tornarem ilegais nos Estados Unidos, as mulheres serão punidas por interromper a gravidez.

9 – Trump prometeu reduzir os impostos pagos pelos contribuintes, sejam eles ricos ou pobres. Ele quer que contribuintes individuais com renda inferior a 25.000 dólares por ano sejam isentos de pagar imposto de renda.

Donald Trump

Essas foram as principais propostas de Donald Trump para os Estados Unidos e, infelizmente, algumas delas já estão sendo colocadas em prática. O presidente já assinou uma ordem executiva vetando a entrada nos Estados Unidos de refugiados e imigrantes vindos da Síria, Irã, Sudão, Líbia, Somália, Iêmen e Iraque.

Leia também! Assuntos relevantes