A Trombose, também conhecida como Trombose Venosa Profunda (TVP), é uma doença caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias. O problema atinge especificamente a região inferior do corpo, ou seja, as pernas, principalmente na área das coxas.

O que acontece é que o coágulo começa a bloquear o fluxo de sangue, causando um inchaço intenso e muita dor na perna atingida. Também existe o risco de o coágulo se movimentar para a corrente sanguínea, causando um grave processo de embolia.


Como a trombose acontece?

A trombose se forma nas veias profundas das pernas. Os principais sintomas são dor e inchaço. Apesar de não ter um risco acentuado de levar o paciente à morte, a trombose precisa ser diagnosticada e tratada rapidamente, a fim de evitar que o coágulo se solte e chegue até os pulmões, gerando um quadro de embolia pulmonar (EP).

Em muitos casos, a condição para a trombose é hereditária, em pessoas que já apresentam um fluxo sanguíneo mais lento. Contudo, a doença também pode acontecer por outros motivos, como: tendência de coagulação no sangue, ficar sentado por muito tempo, manter as pernas na mesma posição no avião ou no carro, entre outros.


Sintomas e tratamentos da trombose

Ao sentir dor forte na perna, notar inchaço e rigidez na panturrilha, dificuldade para andar e sensação de calor e queimação na região inchada, procure um médico para diagnóstico. Em grande parte dos casos, os sintomas são unilaterais, ou seja, ocorrem apenas em uma das pernas.

Para as mulheres, as pílulas anticoncepcionais e as terapias de reposição hormonal podem resultar em trombose. A doença também pode ocorrer durante a gestação. Por isso, é indispensável manter um acompanhamento de pré-natal.

Pessoas que fumam e que vivem em condições de sedentarismo, com baixa movimentação e que ficam muito tempo deitadas ou sentadas também podem desenvolver a doença.

O diagnóstico da enfermidade pode ser dado com um exame de ultrassom e um exame de sangue que demonstra a situação da coagulação.

O tratamento da doença pode ser feito com medicamentos, principalmente nos casos mais graves, e com o uso de meias de compressão. O principal fármaco para trombose é chamado de heparina. Em alguns casos, pode ser necessário inserir filtros na veia do abdômen para evitar que o coágulo siga para os pulmões.

Nunca faça a automedicação. Procure um médico ao notar qualquer sintoma estranho nos membros inferiores. Essa é a melhor alternativa para preservar sua saúde.

Leia também! Assuntos relevantes