Triângulo isósceles e equilátero

Na matemática, estudamos os conceitos e tipos de triângulos, que são formas geométricas de grande relevância dentro da área da geometria. As características dos triângulos são importantes como base para construções e cálculos diversos.

Além disso, através dos triângulos é possível estudar matérias como o Teorema de Pitágoras. Basicamente, o Triângulo é um polígono, com três lados e ângulos internos somados com valor igual a 180 graus.

As medidas dos lados de um triângulo podem variar. De acordo com as medidas dos ângulos internos, o triângulo recebe uma denominação específica.

Sendo assim, o triângulo formado por três segmentos de retas, três vértices, três ângulos e três lados, pode ser classificado como triângulo isósceles, triângulo escaleno ou triângulo equilátero. Confira dois desses tipos de triângulos!

Tipos de Triângulos

Os triângulos são figuras matemáticas estudadas na geometria plana. Para obter um triângulo, basta desenhar 3 pontos não colineares e ligá-los. Conheça o triângulo isósceles e o triângulo equilátero:

Triângulo isósceles

Tem dois lados com medidas iguais.

Triângulo equilátero

Tem três lados com medidas iguais.

Saiba mais!

A área de um triângulo é medida por meio da metade do produto da base pela altura.

Triângulo, Régua

Triângulo Equilátero – Triângulo que apresenta três lados com a mesma medida. Este triângulo tem lados congruentes (iguais). Os ângulos internos deste triângulo medem 60°. É um tipo de triângulo classificado como polígono regular.

O triângulo equilátero é relevante para a geometria euclidiana. Os triângulos equiláteros são equiangulares, já que os três ângulos internos são congruentes.

Triângulo Isósceles – Triângulo com dois lados de medidas iguais. Os ângulos da base também são iguais. No triângulo isósceles, a altura, a mediana e a bissetriz coincidem.

Os triângulos isósceles têm ângulos da base congruentes, mediatriz relativa à base, bissetriz relativa ao ângulo oposto à base, e mediana e altura iguais. O baricentro deste tipo de triângulo é colinear ao incentro, ao circuncentro e ao ortocentro.